sexta-feira, 5 de fevereiro de 2016

Elemento fogo - Coração (心) e o aspecto do Shen (神)


“Se corpo estiver saudável e o coração (xin - ) sofrer, a doença surge nos meridianos, moxa e agulhas são tratamentos adequados.” – Su Wen Cap 24.
“O soberano irradia (virtude), os que estão sob seu comando ficarão em paz, a partir disso, a nutrição da vida dará longevidade, de geração, e o império irradiará grande luz.” Su Wen Cap 8.

Na china antiga os imperadores eram considerados um instrumento entre o plano superior e o homem, onde as pessoas podiam ser a conexão com céus e os espíritos, por isso Su wen direciona a palavra soberana para o coração.

 Espirito do Coração (Shen - 神)

Todo elemento tem um “espirito” que reside em cada órgão, o que aloja no coração é o Shen (consciência, mente). Quando há uma pessoa muito querida, por onde passa acaba levando luz, com brilho externo, o chinês fala que essa pessoa contem um shen ming radiante (irradiação fogo).

Quando a pessoa tem um shen ming, os olhos do individuo ficam brilhantes, se torna uma pessoa comunicativa, carismática, alegre, vitalidade interna e prazer em viver. 

Shen e o Sono.

Quando yang ascende e domina o dia o shen tem um objetivo, ocupar o mundo, permitindo que o Shen saia da sua residência (coração) deixando a pessoa acordada, esse fluxo acontece ate a chegada do pequeno yin (anoitecer).

O shen descansa no sangue (xue) do coração, quando o sangue não esta saudável o shen não consegue se enraizar e a mente se torna agitada, impossibilitando da pessoa pegar no sono ou se debate na cama que acorda em logo em seguida, e não retorna no sono novamente.

Shen e a memória

Quando não conseguimos lembrar o nome da pessoa que acabamos de conhecer, ou muitas vezes esquecemos que íamos fazer no meio do caminho, como pegar algo no quarto ou banheiro, esses acontecimentos são sinais claros de uma deficiência ou distúrbio do shen. 

Quando uma pessoa não tem capacidade de pensar claramente ou tiver uma consciência clara, ou acontece muitas dispersões em situações corriqueira do dia a dia, piorando em estado de preocupação e nervosismo, esses sinais estão ligado com o espirito do coração (Shen).

Existem situações que o shen praticamente perde a sua residência, em situações de coma ou um ataque surpresa, demonstrando um sinal de ausência da cor vermelha em seu rosto.

Se gostou da matéria compartilhe e acompanhe as outras matérias publicada no blog.

Referencia: 
- TSE. LIN CHIEN. Medicina esotérica chinesa. São Paulo, Ícone, 2013

Nenhum comentário:

Postar um comentário